• LOGIN
  • Nenhum produto no carrinho.

Palestras, tecnologia e… datashow!

Todo palestrante prepara com cuidado sua fala, escolhe o suporte tecnológico, constrói o discurso somando estes itens. Relevante também é o detalhe de que aquele   que, de fato, cativa o público, este sente emoção (borboletas no estômago) ao se dirigir à plateia. Assim se constitui o mix básico do sucesso ao falar em público.

 

Neste contexto, entretanto, há muitas variáveis periféricas que testam a habilidade do palestrante. Neste breve relato incluo uma situação que presenciei. Aconteceu em um enorme auditório de New York, lotado por empresários cujo faturamento somado certamente ultrapassava o valor total do PIB de muitos países. O palestrante cumprira todas as etapas de preparação. Fui testemunha.  Ouvi, várias vezes, o ensaio frente ao espelho.

 

Aqui faço breve pausa para localizar no tempo: aconteceu no século passado, quando a tecnologia maior era o data-show, que havia sucedido as transparências, porém ainda havia um processo de transição de uma para outra. A palestra centrava-se em muitos gráficos e números. O objetivo consistia em prospectar/captar investidores. O conteúdo era altamente técnico e o formato totalmente mercadológico. Se você, leitor, está pensando que se trata de situação de um mundo antigo, responda com toda sinceridade: Você tem tudo de importante salvo na nuvem? Você tem o hábito de garantir a integridade de seu material mantendo o back up no hd externo atualizado (cuidado com a resposta “tenho back up, mas não está atualizado”,pois esta não vale). Por último, porém não menos importante: Você, leitor, quando palestrante, coloca no bolso pen drive com as ilustrações ou dados indispensáveis ao seu discurso ou leva o notebook oficial e o reserva?  Fim da pausa estratégica e, pelo teor dela, a situação do século passado pode perfeitamente se repetir em momento atual.

 

De volta ao pretérito.  Cenário: auditório de NY lotado e atento ao palestrante que avançava firme em sua explanação. Eis que o data-show se apaga, levando todos os gráficos comparativos e números. Claro que o equipamento poderia ser substituído, mas todos sabem que, uma vez perdido impacto do primeiro momento e havendo quebra no processo comunicativo por mais do que 30 segundos, o público receptor se dispersa, se desconecta, para usar linguagem do século XXI.

 

A solução de outrora segue atual. Com o charme que só é adquirido após muitas horas de tribuna ou em presidência de mesas de reuniões, o palestrante retirou da pasta as velhas e obsoletas transparências devidamente numeradas, ajustou-as no jurássico projetor e seguiu falando, ou melhor dizendo, se comunicando, tranquilamente, como o vencedor que realmente era.

 

 

Rosangela Tremel

Advogada; Jornalista; Administradora de empresas; Criadora do projeto e Editora-Chefe da Revista Jurídica da Unisul “De fato e de direito”- versões impressa e eletrônica; professora de Direito Público em grau de Mestre para pós graduação; Especialista em Advocacia e Dogmática Jurídica, em Marketing e em Ciências Sociais;  publicou pelos selos editoriais técnicos Atlas, Ágora, Associação Acadêmica da Faculdade de Direito de Lisboa, colaboradora de periódicos especializados, palestrante convidada.  

 

 

 

 

 

Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe com os seus amigos nas redes sociais.

 

Aproveite para conhecer mais os cursos, coachings e consultorias do Instituto Diálogo. Faça parte desta nova geração de profissionais do direito de sucesso. Acesse: www.institutodialogo.com.br

 

Comentários

Comentários

Instituto Diálogo

O ID é uma instituição referência no Brasil e na América Latina para o desenvolvimento de competências e habilidades dos profissionais do direito.

Contato

+55 (21) 3596-2262

[email protected]

Atendimento: Seg - Sex (09h às 18h).



Endereço

BRASIL

Rua Álvaro Alvim, nº 48/408.

Centro - Rio de Janeiro - RJ

CEP: 20.031-010

EUA (Escola Internacional de Mediação)

37N Orange Ave, Suite 500.

Orlando - FL

ZIP: 32801

INSTITUTO DIALOGO BRANCATodos os Direitos Reservados © Instituto Dialogo.
top
Site produzido por T1site
X