• LOGIN
  • Nenhum produto no carrinho.

Como escolher um nicho de atuação na advocacia?

O mercado de trabalho do Direito não é fácil, especialmente para quem acabou de sair da faculdade. São várias possibilidades de áreas, carreiras e investimentos diferentes e descobrir sua vocação pode ser tarefa difícil em meio a tantas opções.

No post de hoje, nós vamos ajudar você a entender a importância de escolher um nicho na advocacia para construir uma carreira e reputação de sucesso, além de revelar dicas para tornar a seleção uma tarefa muito mais simples. Confira!

Como definir o seu nicho de atuação na advocacia

A sua escolha de atuação vai te acompanhar durante toda a vida, por isso você deve sempre priorizar e definir sua área a partir de seu talento. São perguntas para se ter em mente ao começar a pensar em uma definição de nicho: o que você faz bem e traz satisfação? Qual carreira jurídica, dentre as várias existentes, mais atrai você? Em qual delas você acha que pode contribuir e ser inovador no longo prazo?

Siga seu talento e defina, em primeiro lugar, uma área maior (penal, cível, trabalhista, previdenciária, etc) na qual você quer construir uma carreira duradoura.

Após encontrar sua área de escolha, analise sua posição competitiva dentro do mercado. Converse com profissionais da área; eles lhe darão um prospecto sobre como é a realidade jurídica do nicho em que você pretende embarcar e sua opinião pode ajudar a ver melhor as perspectivas das possibilidades de carreiras a serem seguidas.

Por fim, após obter todas as informações sobre o nicho pretendido, pense estrategicamente. Planeje sua entrada no mercado de trabalho e siga um plano de ação: improvisar não é uma opção! Programe a transição de maneira suave e explore por completo a área, testando qual a carreira que melhor te satisfaz e traz rendimentos.

coaching se mostra uma excelente opção para advogados, recém-formados ou não, que precisam de mentores e uma ajuda extra para potencializar sua atuação no mercado brasileiro, sendo um excelente investimento.

A importância de escolher uma área de atuação

Atirar para todos os lados é a opção menos eficiente ao se seguir uma carreira jurídica. Concentrar-se em um nicho de atuação é importante para que o jovem jurista se especialize e se torne competitivo para o mercado, tornando-se referência na área.

Reduzir a área de atuação, ainda, permite que o operador do Direito atue de maneira estratégica, aumentando o alcance do marketing de seus serviços. Jamais confunda a vedação do Código de Ética da OAB em relação à publicidade com o marketing jurídico: neste último, os profissionais capacitados conseguem criar alternativas de comunicação específicas para esse setor, sempre obedecendo à legislação vigente.

É bom lembrar que quanto maior a dedicação, persistência e capacidade de gestão do advogado, maiores são suas perspectivas de sucesso. Esteja atento que trabalhar apenas para amigos e parentes é importante, mas você precisa pensar em como aproveitar o potencial para ampliar a clientela.

O potencial de nichos pouco explorados

O Direito não se resume a concursos públicos. É possível criar uma carreira de sucesso na advocacia e altamente lucrativa e sustentável

Crie “subnichos”, se necessário, e se torne referência em áreas pouco ou nada exploradas, já que as ramificações no Direito são extremamente diversas. Novas áreas permitem que o advogado seja inovador e se torne excelência no assunto, aumentando sua competitividade.

E agora, aprendeu com nossas dicas como escolher um nicho de atuação na advocacia? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião!

Aproveite para conhecer mais os cursos, coachings e consultorias do Instituto Diálogo. Faça parte desta nova geração de profissionais do direito de sucesso. Acesse: www.institutodialogo.com.br

coaching

Comentários

Comentários

Instituto Diálogo

O ID é uma instituição referência no Brasil e na América Latina para o desenvolvimento de competências e habilidades dos profissionais do direito.

Contato

+55 (21) 3596-2262

[email protected]

Atendimento: Seg - Sex (09h às 18h).



Endereço

BRASIL

Rua Álvaro Alvim, nº 48/408.

Centro - Rio de Janeiro - RJ

CEP: 20.031-010

EUA (Escola Internacional de Mediação)

37N Orange Ave, Suite 500.

Orlando - FL

ZIP: 32801

INSTITUTO DIALOGO BRANCATodos os Direitos Reservados © Instituto Dialogo.
top
Site produzido por T1site
X